Tudo que você instala ocupa mais espaço em disco do que deveria. Aprenda como eliminar parte dos arquivos inúteis e temporários usando softwares e dicas úteis.
O Windows é um sistema que ocupa muito espaço no HD, porém a culpa do disco ficar entupido de coisas nem sempre é do sistema. Ainda que o Windows ocupe uma enormidade com seus arquivos e reserve mais uma quantia para arquivos temporários e para a memória virtual, o sistema não tem como controlar tudo que você instala e adiciona ao seu disco.
Para ajudar você que está com falta de espaço em disco, o Tudo Para Seu PC elaborou este artigo completo, que visa ensinar como utilizar programas e se prevenir do pior: a mensagem de espaço em disco insuficiente.
O CCleaner cuida da limpeza básica
Quem se preocupa com o desempenho do computador, certamente já deve ter utilizado o CCleaner alguma vez no PC. O programa é uma das ferramentas mais famosas para eliminar arquivos temporários, excluir os dados salvos da internet e limpar o registro do Windows. Caso você seja novato na informática ou nunca tenha utilizado o programa, talvez seja bom ler os passos abaixo que ajudarão você a liberar muito espaço no HD.
Após instalar o CCleaner você pode começar a utilizá-lo acessando a guia “Limpeza”. Esta seção possui duas abas, a primeira para eliminar alguns dados utilizados comumente pelo Windows (e respectivos programas da Microsoft) e a outra para apagar dados de outros aplicativos. Primeiramente você deve selecionar os arquivos que deseja remover do disco, para depois permitir que o aplicativo efetue uma análise completa do que é desnecessário.
Neste ponto você deve averiguar o seguinte: se você utiliza o Internet Explorer com frequência, talvez uma limpeza nos cookies e dados temporários do navegador seja muito importante, porém se você é navega na internet com outro aplicativo, nem precisa efetuar a análise dos arquivos do IE.
Os usuários que usam o Firefox ou outro navegador devem optar pela limpeza na aba “Programas”. Contudo, independente do browser utilizado, é necessário marcar as caixas do “Windows Explorer” e do “Sistema”, porque devido ao uso diário do Windows, todos tem o desempenho do PC reduzido devido a arquivos temporários.
Após selecionar todos os itens, clique em “Analisar” e aguarde. Depois de finalizada a análise é só você pressionar o botão “Executar Limpeza”. Detalhe: a análise do CCleaner só precisa ser efetuada na primeira aba, pois o programa inclui os programas que você selecionou na aba “Programas”.
Melhorando o registro do sistema
Quem acessa o Baixaki com frequência deve instalar e desinstalar programas quase todos os dias. Apesar de esta prática ser interessante para você obter os melhores softwares, ela pode prejudicar seriamente o desempenho do seu Windows. Instalar programas não é algo que cause muitos problemas, contudo ao apagá-los do seu PC sempre sobram alguns restos do aplicativo.
Você possivelmente nem faz ideia de que o aplicativo deixou alguns rastros no registro, afinal qualquer usuário comum verifica apenas a pasta Arquivos de Programas e não se preocupam com o registro. Contudo, o registro é praticamente o mecanismo central do Windows, o que quer dizer que se você deixá-lo cheio de entulho, ele certamente apresentará problemas em pouco tempo.
O CCleaner é um programa simples, mas que faz uma limpeza muito eficiente no registro. Para você apagar as entradas desnecessárias no registro é necessário clicar na guia “Registro” e selecionar todas as caixas. Depois basta pressionar o botão “Procurar Erros” e esperar até que o programa indique quais problemas existem no registro. Por fim é só clicar em “Corrigir erros selecionados”.
Mais espaço para você!
A utilização do CCleaner pode ajudar a remover alguns megabytes — em nosso teste foram liberados 338 MB—, mas não chega a fazer grande diferença no espaço livre em disco (a menos que você tenha muito lixo no histórico e nos arquivos temporários do Windows). Se você não ficou satisfeito com o CCleaner, então é hora de partir para a utilização de um programa mais eficiente: o WinDirStat.
Usando o WinDirStat
Este aplicativo é bem menos famoso que o CCleaner, contudo ele tem um foco completamente diferente. A função do WinDirStat é gerar um gráfico e efetuar uma análise completa no disco para informar ao usuário quais arquivos ocupam mais espaço. O software verifica o tamanho das pastas, indica porcentagem, número de arquivos e muito mais.
Tais estatísticas são interessantes, contudo elas só são úteis se você realmente conhece o sistema Windows e os aplicativos que estão instalados no PC. Para quem não sabe utilizar o software, iremos mostrar como efetuar uma limpeza segura e eficiente.
Usando o gráfico
Depois de iniciar o programa e permitir a análise de um dos seus discos, você deve ter percebido a bagunça que o programa criou abaixo da árvore de arquivos. Este monte de retângulos representa os arquivos do seu PC e quanto maior for o objeto, mais espaço ele ocupa. Portanto, se você realmente deseja efetuar uma limpeza que seja significativa, talvez você deva começar a observar quais são — e onde estão localizados — estes arquivos.
Em nosso exemplo, tivemos diversos arquivos com um tamanho excessivo no gráfico, pois no disco havia muitos arquivos de instalação de jogos e programas. Ao posicionar o mouse sobre os retângulos, o WinDirStat informa a localização do arquivo e o melhor é que você precisa apenas clicar sobre este arquivo para que o programa exiba-o na árvore de arquivos.
Na parte superior da janela do WinDirStat você pode clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e escolher se deseja enviá-lo para a lixeira ou se prefere apagá-lo permanentemente. Você pode efetuar tal tarefa com a maioria dos arquivos grandes, contudo existem alguns arquivos que o próprio Windows utiliza, os quais não podem ser deletados, como pagefile.sys e o hiberfil.sys — iremos ensinar depois como removê-los ou diminuir o tamanho deles.
Dicas gerais para ter espaço de verdade
Ao utilizar o WinDirStat você pode conseguir um ganho de meros 100 MB ou de mais de 10 GB, tudo vai depender dos arquivos que você deleta. Claro que espaço nunca é demais, por isso vamos dar mais dicas que você pode realizar sem a utilização de softwares.
Desinstale programas não utilizados
Esta dica é a mais básica, mas tem muitos usuários que simplesmente esquecem-se de realizar esta limpeza no Painel de Controle. Caso você não tenha feito a limpeza com o CCleaner, pode efetuá-la manualmente, pois o processo é o mesmo. Vale frisar que desinstalar programas com funções idênticas também é interessante, afinal, não há motivos para ter cinco navegadores instalados e quatro players de vídeo.
Eliminar pontos de restauração antigos
Se você está utilizando o Windows há muito tempo, certamente deve saber que o sistema grava pontos de restauração para possíveis problemas futuros. Esses pontos de restauração são muito úteis em alguns, contudo são dispensáveis depois de algum tempo. Para eliminá-los basta acessar a Limpeza de Disco (presente no Menu Iniciar na pasta Acessórios dentro das Ferramentas de Sistema).
A Limpeza de Disco é uma ferramenta que pode ajudar você a limpar alguns arquivos que o CCleaner tenha eventualmente pulado. Contudo, esta utilidade do Windows serve principalmente para eliminar os pontos de restauração que não são mais necessários. Após acessá-la, clique na aba “Mais Opções” e na parte inferior da janela pressione o botão “Limpar”. Detalhe: não exclua o ponto de restauração mais recente, ele pode ser útil para alguma emergência.
Desativar a Restauração do Sistema
A restauração do sistema é uma ferramenta muito importante e útil, contudo alguns usuários nunca a utilizam. Se você é um desses utilizadores que não instala muitos programas e sabe que não necessitará da Restauração do Sistema, desativa ela é muito interessante para ganhar espaço. Para tanto, você deve clicar com o botão direito sobre o ícone Meu Computador no Menu Iniciar ou na Área de Trabalho e escolher Propriedades.
Você deve agora navegar até a aba “Proteção do Sistema” e desmarcar todas as unidades que estiverem marcadas para utilização da Restauração do Sistema. Depois basta aplicar as configurações.
A Hibernação é desnecessária
Caso você não utilize o Windows num notebook, talvez seja crucial desabilitar a Hibernação — ou ao menos limpar o arquivo de hibernação —, porque em computadores comuns ela não é tão necessária. Se você voltar um pouco no texto verá que falamos no WinDirStat sobre este arquivo de Hibernação, o qual poderia ser removido. Pois bem, ao invés de removê-lo é recomendável a eliminação do conteúdo do arquivo. Veja como é fácil proceder com a limpeza do arquivo:
1) Acesse novamente a ferramenta Limpeza de Disco.
2) Na primeira aba da janela existe um item chamado “Limpeza do Arquivo de Hibernação”, selecione-o.
3) Clique em OK.
Aguarde enquanto o Windows efetua a operação. Após este procedimento seu computador pode ganhar mais de 1 GB de espaço tranquilamente. Se você preferir desabilitar a hibernação, basta utilizar o Prompt de Comando e digitar o seguinte comando:
Powercfg –h off
Apague as pastas de backup
Normalmente, quando uma atualização é realizada no Windows, o sistema automaticamente cria pastas de backup para salvar uma cópia dos arquivos antigos. Se a última atualização foi realizada há um bom tempo, então você pode deletar estas pastas cheias de arquivos inúteis. Acesse a pasta C:\Windows e delete todas as pastas que possuem um $ na frente. Após realizar esta etapa você ganha tranquilamente 2 GB (algumas vezes mais e algumas vezes menos).
Último passo
Por fim temos mais uma dica, que pode garantir alguns gigabytes livres no disco.
1) Abra o Menu Iniciar e clique em Executar.
2) Digite o seguinte comando: sfc /purgecache
Agora aguarde alguns instantes enquanto o Windows elimina o cache das DLLs. Detalhe: esta dica só funciona no Vista e 7 se utilizada em Modo de Segurança.
Faça Aqui Sua Pesquisa
2 de abril de 2010
Como colocar um vídeo como protetor de tela do Windows!
Em poucos passos você coloca qualquer vídeo de sua preferência para atuar enquanto o PC descansa, o que pode ser bem mais divertido do que utilizar um protetor comum.
Há centenas de protetores de telas de ótima qualidade espalhados pela internet, mas quem nunca quis colocar aquele vídeo preferido para rolar enquanto não utiliza o computador? Neste tutorial você aprende o passo a passo para fazer isso! É só seguir as dicas com bastante atenção e desfrutar de seu protetor mais que personalizado no final.
Pré-requisitos
Para colocar qualquer vídeo de sua preferência como protetor de tela, você precisa dos seguintes aplicativos instalados no computador:
1. Software para baixar vídeos (utilizamos o aTube no guia);
2. Free Video To Flash Converter (aplicativo que converte os vídeos para o formato SWF);
3. InstantStorm (aplicativo que transforma os vídeos em screensavers).
Outra dica muito importante na primeira utilização do programa é mudar o idioma para o português, o que é feito de um modo bastante simples. Isso torna a identificação das funções do aplicativo ainda mais intuitiva.
1. Vá até a página em que o vídeo é exibido e copie o link dele;
2. Ao abrir o aTube, cole o link na lacuna “Origem” ao clicar no botão “Colar”;
3. Em “Salvar para” você define a pasta em que quer salvar o arquivo;
4. Clique em “Baixar” e aguarde o processo.
Ao seguir corretamente todos esses passos você acaba de baixar o arquivo que será utilizado com o InstantStorm, que transformará o vídeo em um protetor de tela. Antes de avançarmos para o próximo programa, veja como converter os vídeos para o formato SWF.
Durante sua instalação o aplicativo oferece uma Barra de ferramentas para ser inserida juntamente ao programa principal. Como fizemos com o aTube Catcher, aqui também é necessário desmarcar as caixas de seleção, a exemplo da imagem abaixo:
Para realizar as conversões e deixar os arquivos no formato SWF, siga as indicações:
1. Abra o aplicativo e clique em “Procurar” para localizar seu vídeo;
2. A função “Cortar” permite utilizar apenas alguma parte específica do vídeo;
3. Em “Pasta de saída” você define o local em que o novo arquivo será salvo;
4. Na opção “Formatos” selecione a opção SWF;
5. Clique em “Converter” e aguarde o processo.
1. Escolha um nome para o screensaver;
2. Selecione o arquivo em SWF ao clicar em “Browse”;
3. Caso queira, selecione uma imagem em Bitmap para aparecer na instalação do programa;
4. Clique em “Finish” para sair do ajudante;
5. Selecione “Create” para terminar o screensaver.
Confira o resultado!
Agora é só acessar a opção de proteção de tela no Windows ou simplesmente executar o atalho enviado para a Área de trabalho e conferir a sua criação. Ao seguir atentamente todas as dicas, você será capaz de transformar qualquer vídeo do seu computador em um protetor de tela profissional. Até a próxima!
Pré-requisitos
Para colocar qualquer vídeo de sua preferência como protetor de tela, você precisa dos seguintes aplicativos instalados no computador:
1. Software para baixar vídeos (utilizamos o aTube no guia);
2. Free Video To Flash Converter (aplicativo que converte os vídeos para o formato SWF);
3. InstantStorm (aplicativo que transforma os vídeos em screensavers).
Desde o começo!
A primeira dica do guia é referente à instalação do aTube Catcher. No final desse processo é sugerido que você adicione a Barra de ferramentas Ask.com juntamente com o programa. É recomendado não inserir o aplicativo, como indicado na figura abaixo:Outra dica muito importante na primeira utilização do programa é mudar o idioma para o português, o que é feito de um modo bastante simples. Isso torna a identificação das funções do aplicativo ainda mais intuitiva.
Download do YouTube
Caso você queira baixar um vídeo do YouTube para utilizar como screensaver, siga as seguintes indicações:1. Vá até a página em que o vídeo é exibido e copie o link dele;
2. Ao abrir o aTube, cole o link na lacuna “Origem” ao clicar no botão “Colar”;
3. Em “Salvar para” você define a pasta em que quer salvar o arquivo;
4. Clique em “Baixar” e aguarde o processo.
Ao seguir corretamente todos esses passos você acaba de baixar o arquivo que será utilizado com o InstantStorm, que transformará o vídeo em um protetor de tela. Antes de avançarmos para o próximo programa, veja como converter os vídeos para o formato SWF.
Converta os vídeos
Se você já tem algum vídeo baixado no computador em formatos diferentes do SWF, é necessário utilizar uma ferramenta de conversão antes de continuar com o processo. A melhor indicação é o Free Video To Flash Converter.Durante sua instalação o aplicativo oferece uma Barra de ferramentas para ser inserida juntamente ao programa principal. Como fizemos com o aTube Catcher, aqui também é necessário desmarcar as caixas de seleção, a exemplo da imagem abaixo:
Para realizar as conversões e deixar os arquivos no formato SWF, siga as indicações:
1. Abra o aplicativo e clique em “Procurar” para localizar seu vídeo;
2. A função “Cortar” permite utilizar apenas alguma parte específica do vídeo;
3. Em “Pasta de saída” você define o local em que o novo arquivo será salvo;
4. Na opção “Formatos” selecione a opção SWF;
5. Clique em “Converter” e aguarde o processo.
Transforme em protetor de tela
Finalmente é hora de utilizar o InstantStorm para transformar os arquivos em screensavers. Ao abrir o programa pela primeira vez, selecione a opção central chamada de “Create a new project with new project wizard”.1. Escolha um nome para o screensaver;
2. Selecione o arquivo em SWF ao clicar em “Browse”;
3. Caso queira, selecione uma imagem em Bitmap para aparecer na instalação do programa;
4. Clique em “Finish” para sair do ajudante;
5. Selecione “Create” para terminar o screensaver.
Confira o resultado!
Agora é só acessar a opção de proteção de tela no Windows ou simplesmente executar o atalho enviado para a Área de trabalho e conferir a sua criação. Ao seguir atentamente todas as dicas, você será capaz de transformar qualquer vídeo do seu computador em um protetor de tela profissional. Até a próxima!