Faça Aqui Sua Pesquisa

6 de janeiro de 2010

DIAGRAMA DE CABOS DE REDE

Primeiramente vale a pena esclarecer que o método/diagramas mostrados aqui é apenas 1 dos métodos de criação de cabos tipo CAT5 direto ou cross-over. Existem outros padrões/diagramas que também funcionam.

Bem após o aviso, antes de você se aventurar a fazer seu cabo de rede, é importante você definir que tipo de cabo precisa, e é claro, ter em mãos o material e ferramentas necessárias para a montagem.
Não iremos nesta dica explicar em detalhes como montar um cabo de rede (veja em outra dica aqui no site BoaDica como fazê-lo), mostraremos apenas os diagramas de conexão/ligação do cabo.
Definindo o cabo a ser utilizado:
Como falamos acima existem basicamente 2 tipos de conexão no cabo: direta e invertida (também chamada cross-over).
Cabo direto (ou patch cable): utilizado para ligação da placa de rede ao hub
Cabo invertido (ou crossover cable): utilizado para ligação entre 2 hubs (também chamado cascateamento), ou então para ligar 2 micros pela placa de rede (padrão RJ45) sem a utilização de hub.

Tenha em mãos as ferramentas/materiais necessários que são:
- Pedaço de cabo de rede padrão CAT 5 (4 pares de fios)
- Conectores RJ45
- Alicate de Crimpagem

Diagrama de conexão dos cabos:
Existem vários padrões de conexão dos cabos em uma rede, ou seja da ordem dos cabos internamente no conector. Deixando de lado a discussão de qual padrão é melhor, vamos apresentar o esquema de conexão no padrão EIA 568B.
Esta é a configuração do padrão CAT 5 para cabo direto (ou patch cable) no padrão 568B: veja Tabela 1 e Figura A abaixo.

Tabela 1: Patch cable CAT 5 (EIA 568B)
Conector #1
Conector #2
Branco/Laranja
Branco/Laranja
Laranja/Branco
Laranja/Branco
Branco/Verde
Branco/Verde
Azul/Branco
Azul/Branco
Branco/Azul
Branco/Azul
Verde/Branco
Verde/Branco
Branco/Marrom
Branco/Marrom
Marrom/Branco
Marrom/Branco
Nota: A primeira cor listada no par, é a cor dominante do fio, ou seja, no cavo azul/banco, é um fio azul com listras brancas e o cabo branco/azul, é um fio branco com listras azuis.
Figura A: Diagrama da fiação no padrão EIA/TIA T568B


Esta é a configuração do padrão CAT 5 para cabo invertido (ou crossover) no padrão 568B: veja Tabela 2 e Figura B abaixo.

 

       Tabela 2: cabo                Crossover CAT 5
Conector #1
         Conector #2
Branco/Laranja
         Branco/Verde
Laranja/Branco
         Verde/Branco
Branco/Verde
            Branco/Laranja
Azul/Branco
      Azul/Branco
Branco/Azul
      Branco/Azul
Verde/Branco
           Laranja/Branco
Branco/Marrom
           Branco/Marrom
Marrom/Branco
           Marrom/Branco

Figura B: Diagrama da fiação Standard e Crossover no padrão EIA/TIA T568B




Cabo A
Cabo B


FAZENDO SEUS CABOS DE REDE

Não importa se você está instalando uma rede local doméstica ou empresarial, em ambas você irá precisar de montar o cabo de rede!

O tipo de padrão mais comum é chamado Categoria 5 (também chamado de cat5, ou UTP5), que suporta velocidades de até 100 Mb/s (Megabits por segundo).
Você pode comprar cabos categoria 5 já montados nas lojas que vendem material de rede, ou você mesmo pode montá-los.
Se você decidir comprar os cabos na loja, você estará optando pela conveniência e rapidez, e muitas vezes é a melhor solução pois o preço não é caro (muitas lojas cobram o preço das peças mais um custo de montagem em torno de 20 a 30%), e se você não possui as ferramentas necessárias, só o custo das mesmas será alto.
Se você deseja fazer seus próprios cabos, terá maior liberdade com relação a montá-los no tamanho exato, e fazer adaptações ao longo da implantação da rede, o que pode ser útil! Caso seja uma instalação com algum porte maior do que alguns poucos casos, pode ser economicamente interessante optar por comprar as ferramentas necessárias e colocar a mão na massa!
Nesta primeira parte, estaremos vendo que ferramentas são utilizadas na confecção do cabo, e na parte 2 estaremos vendo a operação de crimpagem.
FERRAMENTAS:
Cabo padrão Cat 5:
Normalmente é encontrado em caixas contendo 150 metros de cabo, porém normalmente as lojas vendem também por metro.
Dicas:
- Não seja mesquinho! Compre cabos de boa qualidade! Um cabeamento bem feito depende muito da qualidade do cabo, além de também influenciar na montagem dos conectores nas extremidades do mesmo.
- Os cabos categoria 5 possuem 4 pares de fio coloridos. Atenção neste item, pois cabos de boa qualidade possuem os padrões de cores facilmente identificáveis (atenção nos fios branco/cor), proteção interna envolvendo os fios, além de possuir capa de boa qualidade. Uma marca mundialmente famosa, de boa qualidade e facilmente encontrada aqui é a FUROKAWA.






Conectores RJ-45:
São conectores muito baratos (caso você não tenha muita prática em conexão se cabos de rede, é bom comprar um suprimento "extra" para possíveis defeitos na hora de montagem dos cabos).
Atenção que existem 2 tipos diferentes de conectores dependendo se você está utilizando cabos sólidos ou não.


Alicate de crimpagem:
Normalmente é a ferramenta mais cara neste tipo de montagem de rede por conta própria (existem testadores de cabos que são muito caros, mas são utilizado em montagens profissionais de grande redes). De novo vale a recomendação: comprar uma ferramenta de má qualidade, pensando somente no preço, pode resultar em problemas na crimpagem dos conectores no cabo, muitas vezes imperceptíveis inicialmente, mas gerando no futuro erros de rede que poderão tomar muito de seu tempo.
Normalmente estes alicates permitem a utilização tanto de conectores RJ45 como RJ11 (usados em telefones).
Também possuem uma seção para "corte" dos cabos e descascar o isolamento. 
É importante verificar se o local onde é feito a prensagem, é feito de forma uniforme ao invés de diagonal, pois se for da forma diagonal bem provavelmente irá gerar muitos problemas nas prensagens dos conectores.

Alicate de corte:
De seção diagonal com isolamento e de tamanho pequeno, encontrado em qualquer loja de ferramenta.

Canivete ou ferramenta para auxílio na descacagem do cabo:
Normal, encontrado em qualquer loja de ferramentas
Testador de cabo:
Apesar de não ser um item obrigatório, você encontrará modelos simples e não muito caros, que poderão ser de grande ajuda quando você está montando vários cabos.



Bom, visto as ferramentas, iremos ver na parte 2 desta dica, como montar os conectores no cabo.
É bom lembrar que você também encontrará na dica DIAGRAMA DE CABOS DE REDE os diagramas de conexão.

Como Fazer a Conectorização da Sua Internet ?

Não importa se você está instalando uma rede local doméstica ou empresarial, em ambas você irá precisar de montar o cabo de rede! Que é como chamamos a colocação do conector RJ45 no cabo UTP.

Primeiro é importante você decidir que tipo de cabo você deseja!
Existem 2 tipos de cabo rede mais comumente utilizados: Direto (ou normal) e Invertido (ou cross ou cross-over).
Invertido ou Cross-over: Este tipo de cabo é utilizado em 2 situações básicas:

  • Conectar 2 PCs através da placa de rede, sem a utilização de um HUB
  • Conexão entre equipamentos de rede específicos tipo entre um hub e um roteador, em alguns casos, conexão entre dois hubs, etc.
Direto (ou normal): Este tipo de cabo, é como o nome informa o mais utilizado, e é utilizado por exemplo na conexão da placa de rede de um micro a um hub ou a um switch.
Você poderá ver os diagramas de conexão cada um dos tipos de cabo acima na dica DIAGRAMA DE CABOS DE REDE

Cortando o cabo:
Corte um pedaço do cabo de rede do tamanho que você irá necessitar!
Lembre-se! Nunca conte em fazer emendas, portanto, ao medir o tamanho necessário, tenha muito cuidado, considere curvas, subidas, descidas, saliências, reentrâncias, etc. E não se esqueça: se sobrar você pode cortar, mas se faltar a solução fica bem mais cara...
Após a medição, faça um corte reto e limpo. Como a imagem abaixo:

Retire a proteção/isolamento (capa azul na figura) da extremidade, em mais ou menos uns 3 centímetros. Alguns alicates de crimpagem possuem uma seção de corte específica para isto (você coloca o cabo na seção de corte que não realiza o corte até o fim, somente retirando o isolamento - veja figura em anexo), caso contrário, pode ser usado um estilete ou canivete.
ATENÇÃO: é muito importante que seja cortado APENAS o isolamento (na figura acima seria a capa azul) e não os fios que estão internamente. Se alguns dos fios internos for danificado, poderá comprometer toda a sua conexão. Normalmente nesta fase são cometidos erros de danificar os fios internos e não se perceber, ocasionando erros posteriores que serão muito difíceis de serem identificados.
A pressão a realizar no corte, o tamanho da seção de isolamento a ser removido, etc., serão mais fáceis de serem controlados com o tempo e a experiência.

Preparando/separando o cabo:
Após o corte do isolamento, é necessário você separar os cabo/fios internos conforme a cor de cada um.
Você verá que são 4 pares de cabo coloridos, sendo cada par composto por uma cor (azul, verde, laranja ou marrom), e seu "par" branco (branco com listas azuis, branco com listas verdes, branco com listas laranja, branco com listas marrom).
Se o cabo é padrão UTP categoria 5, serão SEMPRE estas cores!
Atenção, algumas lojas vendem cabos com 8 fios, porém de outras cores e principalmente com os fios brancos SEM as listas: são cabos telefônicos. Vão funcionar, porém irão dar muito mais trabalho na identificação do "par" correto, e pode vir a ser um problema se algum dia você quiser fazer alguma alteração no cabo... Conclusão: Não vale a economia que oferecem!



Bom, agora que os cabos internos estão separados, você deverá alinhá-los conforme a ordem desejada (se é um cabo direto ou um cabo cross-over), da esquerda para a direita.
A ordem é importante pois seguem um padrão definido na indústria, e mesmo funcionando utilizando um padrão diferente, poderá resultar em mais trabalho na hora de fazer algum tipo de manutenção posterior no cabo, ou reconectorização, ou identificação, etc. A prática me ensinou que é muito mais prático e rápido seguir um padrão!
O padrão que seguimos é o da Associação de Industrias de Telecomunicação (Telecommunications Industry Association - TIA) http://www.tiaonline.org/. O padrão é chamado EIA/TIA-568.


Seguindo o padrão acima, alinhe os cabos internos no seu dedo indicador, de maneira uniforme. Após o alinhamento, corte as pontas, de forma a que fiquem exatamente do mesmo tamanho, e com cerca de 1 a 1,5 centímetros da capa de isolamento.



Colocando o conector RJ-45
A maneira mais prática de inserir o cabo em um conector RJ-45 é assim:

  • Segure o conector RJ-45 firmemente, em uma das mãos e o cabo separado na outra, como a figura acima.
  • A medida que for inserindo os cabos para dentro do conector, force os cabos de forma CONJUNTA, para que não haja problemas de contato. Empurre os cabos olhando bem se todos estão seguindo o caminho correto dentro do conector, mantendo-se paralelos. Você pode sentir uma *pequena* resistência, mas o conector e o cabo são dimensionados para entrar *justos*, sem folgas, e sem muita dificuldade.
  • Empurre os cabos por toda a extensão do conector RJ-45. Eles devem encostar a parede contrária ao orifício de entrada. Você pode conferir olhando de lado (como na imagem abaixo) e na parede onde eles terminam (uma série de pontos). Se algum dos cabos não estiver entrado correto, VOCÊ DEVERÁ RETIRAR O CONECTOR E COMEÇAR TUDO NOVAMENTE!
  • No final, force um pouco o revestimento do cabo trançado, de forma que este revestimento passe completamente o ressalto no conector (que será pressionado pelo alicate de crimpagem mais tarde). Veja na imagem lateral abaixo.
Inserir todos os cabos corretamente, sem folgas, de forma justa, é puramente JEITO e PRÁTICA! Depois de vários cabos, você se sentirá mais a vontade nesta tarefa e parecerá simples, porém as primeiras conexões podem ser irritantes, demoradas, sem jeito, mas não difícil! Não *economize tempo* nesta tarefa! Uma conexão mal feita pode arruinar toda sua rede e ser um problema de difícil identificação.

Certo!


Errado!


Crimpando o cabo com o alicate:
Antes de partir para o uso do alicate, verifique novamente se os cabos estão bem montados nos conectores: os fios até o fim e a capa de cobertura passando o ressalto do conector.
Estando tudo ok, insira o conector montado, com cuidado para não desmontar, na abertura própria do seu alicate de crimpagem (veja imagem abaixo)
Com a outra mão no alicate, comece a apertar, finalizando com as 2 mãos em um bom aperto, porém sem quebrar o conector (sempre tem algum *Hulk* por aí...)
Após a crimpagem, verifique lateralmente no conector se todos os contatos foram para dentro do conector, estando uniformes e encostando nos fios. Se houver algum problema, que não seja falta de pressão no alicate, não há como recuperar o conector, o cabo deverá ser retirado, ou cortado, e o conector estará perdido.



Bom, agora é só continuar com o restante das conectorizações. Um lembrete: verifique sempre com cuidado se as conexões estão bem feitas, se os fios estão bem encaixados e os contatos bem feitos. Se tiver um testador de cabos, aproveite para logo em seguida testar se está tudo ok! Verifique com atenção se os cabos serão diretos ou cross-over na montagem dos fios no conector.

Como Fazer a Manutenção de PCs.

Uma verdadeira Bíblia sobre manutenção de computadores.

Há alguns meses, o Tudo Para Seu PC tem preparado uma série de artigos a fim de ajudar os usuários na montagem e manutenção de computadores, sobre instalação de componentes, manuseio de peças e configurações do sistema.
Pensando mais uma vez em facilitar a vida daqueles que não sabem como fazer uma manutenção do seu computador o Tudo Para Seu PC reuniu todos estes artigos em um único lugar, criando uma verdadeira Bíblia sobre montagem e manutenção de computadores.
Tudo o que você precisa saber para tirar e instalar peças no computador pode ser encontrado aqui. Desde a abertura do gabinete até a familiarização com a BIOS. Confira o sumário abaixo e aproveite todas as dicas feitas para você.


Antes de começar
Instalando
Hora da finalização
Extras

Antes de começar a desmontar uma máquina, é preciso tomar alguns cuidados, como saber identificar corretamente todos os componentes internos do computador, saber quais ferramentas utilizar, como manusear as peças, etc.

Reconhecendo os componentes

Confira quais são os componentes presentes em um gabinete e saiba como retirar cada um deles. Sabendo reconhecer cada componente, erros comuns, como instalar o disco rígido no lugar da unidade ótica, podem ser evitados. (clique na imagem para ampliar)

Reconhecendo as peças do computador
Ferramentas necessárias

É preciso ter algumas ferramentas básicas para começar a desmontar um computador. Confira quais são os tipo de chave de fenda necessários, bem como os parafusos corretos e itens que ajudarão a proteger as placas e componentes da máquina. Não se esqueça de ver também quais os cabos e placas indispensáveis na montagem de um computador.

Confira as ferramentas necessárias

Erros comuns durante a montagem

É óbvio que não nascemos sabendo tudo, por isso é muito comum que pequenos erros ocorram durante a montagem de um computador. O problema é que descuidos inocentes às vezes podem estragar e inutilizar placas, processadores, etc. Por isso não deixe de conferir como deve ser o ambiente para a montagem e manutenção de um computador e também a maneira correta de conectar os cabos e placas.

Pulseira anti-estática.

Manuseando as peças

As peças de um computador são muito sensíveis e saber manuseá-las é muito importante. Quanto menos contato houver entre seus dedos e os contatos de um componente eletrônico, melhor. Aprenda como pegar corretamente as peças e não corra mais o risco de perder um componente caro simplesmente por não segurá-lo da maneira correta.
Cuidado ao manusear as peças.Cuidado ao manusear as peças.


Agora que você já sabe como manusear os componentes e também já providenciou as ferramentas necessárias, é hora de colocar a mão na massa.
Abrindo o gabinete

Independente se você vai fazer uma manutenção do PC ou se vai instalar um novo componente, a primeira coisa a se fazer é abrir o gabinete. Encontre todas as informações necessárias para realização desta tarefa.

Abrindo o gabinete

Desmonte um computador
Caso você esteja fazendo manutenção em uma máquina, pode ser preciso retirar alguns componentes. Por isso, não deixe de dar uma olhada na descrição completa e detalhada de como realizar esta tarefa.

Desmontando um computador

Como instalar a placa mãe
Um dos componentes mais importantes para o funcionamento do computador é a placa mãe. Justamente por isso é o primeiro componente que deve ser instalado. Confira todos os passos, em detalhes, de como fazer esta tarefa que, apesar de simples, exige um pouco de atenção do usuário.
Aprenda a instalar a placa mãe

Aplicando pasta térmica no processador
A pasta térmica, apesar de pouco comentada, é de extrema importância para o bom funcionamento de um computador. Sua principal função é aumentar a aderência entre o processador e o cooler para que assim o processador seja refrigerado de modo mais eficiente. Seguindo as dicas corretamente, você pode ficar frio e aplicar a pasta térmica sem medo.

Aplique a pasta térmica no processador
Colocando o processador
Depois que a pasta térmica foi aplicada corretamente, é hora de instalar o processador no lugar destinado a ele na placa mãe. Não é uma tarefa difícil, é verdade, mas exige um pouco de atenção por parte do usuário justamente pelo fato de o processador já conter pasta térmica em sua superfície. Mas é só seguir todos os passos corretamente que não há com o que se preocupar.
Colocando o processador.
Troque a fonte padrão
Sem uma boa fonte não há computador que aguente muito tempo. Esta é uma peça indispensável para o seu computador, pois será através dela que a energia chegará a todos os seus componentes. Este processo é mais trabalhoso do que difícil, como você irá perceber, mas é sempre importante ficar atento às dicas e sempre prestar atenção no que está sendo feito.
Troque a fonte padrão
Como instalar a ventoinha no computador
Um computador sem ventilação é uma bomba relógio, e pode explodir a qualquer momento. Exageros à parte, é muito importante instalar corretamente o cooler (também chamado ventoinha) no computador, pois é ele quem garante a circulação de ar dentro do gabinete e também quem praticamente anula a probabilidade de seu processador queimar com o calor dissipado pelos componentes da máquina. Confira todos os passos para a realização desta tarefa e veja como é simples.
Instalando o cooler.
Instalando memória de placa de vídeo
A tão comentada memória! Veja, passo a passo, como colocar para funcionar esta peça tão importante. Para aqueles que possuem uma placa de vídeo externa (sem ser a onboard), é possível encontrar também diversas dicas de instalação para esta peça tão cobiçada por diversos usuários, principalmente os gamers.
Instalando as memórias
Instalação do HD
O que seria de um computador sem disco rígido? Hoje em dia, quase nada. Por isso, aprenda diversos macetes que facilitam, e muito, a instalação deste importantíssimo componente para os computadores. Saiba dos cuidados necessários e de alguns detalhes que são de suma importância durante o processo. O artigo possui dicas e passo a passo tanto para HDs SATA quanto IDE.
Instalação do HD
Aprenda a instalar uma unidade ótica
Unidade ótica nada mais é do que um gravador de CD, DVD ou Blu-ray. O processo de instalação é bem rápido e não exige muitos conhecimentos, contudo, um pouco de atenção é sempre importante, mesmo seguindo um passo a passo detalhado como o encontrado nesse artigo.
Instalação de uma unidade ótica
Como instalar os fios do painel frontal
Os fios do painel frontal nem sempre são padronizados e apenas os fios básicos costumam estar identificados na placa mãe. Além das preciosas dicas sobre a conexão destes fios que você encontra neste artigo, é sempre bom ter o manual da placa mãe por perto. Caso surja alguma dúvida específica da placa, é mais fácil para você encontrar a solução.

Os fios do painel frontal

Quase terminando! Agora só faltam alguns pequenos detalhes para que você possa usar seu computador e aproveitar tudo o que ele tem para oferecer.
Sem fios soltos por aí
Depois que tudo estiver devidamente instalado, você vai notar que não ficou muito organizado. Sim, isso é normal, afinal são vários fios e cabos passando por todos os lados. O que você não pode fazer é fechar o gabinete e fazer de conta que não está vendo a bagunça, pois isso pode prejudicar, e muito, a ventilação dos componentes. É bem fácil unir e arrumar os fios, basta ter um pouco de paciência.
Arrume os fios soltos no gabinete
Instalar os principais periféricos
Internamente, tudo instalado!  Excelente! Mas e agora, como conectar teclado, monitor, mouse, etc.?  Isto é bem simples, mas para ter certeza de que você está fazendo corretamente, não deixe de conferir as dicas apresentadas no artigo sobre instalação de componentes. A instalação das peças e componentes está finalizada, agora é só ligar o computador e fazer as configurações necessárias.
Instale os principais periféricos.Instale os principais periféricos.

Quem tal algumas dicas extras? Aprenda a mexer na BIOS sem medo e também como criar seu próprio cabo de rede.
Desmistificando a BIOS
Depois de instalar tudo e iniciar o computador, talvez você precise acessar a BIOS a fim de configurar algum componente. Calma, não precisa se assustar. Apesar de muitos falarem, a BIOS não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Conhecendo todos os itens presentes neste software de inicialização, e sabendo como alterá-los de maneira correta, você não terá com o que se preocupar.
A tão temida BIOS
Aprenda a crimpar cabos de rede
Um computador sem Internet não é a mesma coisa. Ao invés de comprar os cabos para montar sua rede local, aprenda a crimpar (montar) os seus próprios. É fácil e bem rápido. Apesar de ser necessário comprar um alicate especial para isto, você tem a comodidade de poder consertar qualquer cabo que apresente defeito futuramente.
Você pode conferir mais dicas sobre rede acessando outros artigos do Baixaki, como: Como compartilhar arquivos na rede, Como compartilhar sua impressora na rede, Como compartilhar internet banda larga e Possíveis problemas que podem ocorrer na rede de sua casa.

Crimpando um cabo de rede
Como gastar menos e não ser enganado
Para saber o que precisa ser arrumado no computador é necessário, antes, saber o que há de errado com ele. A maioria dos usuários mais leigos, no quesito hardware, já foi enganada pelo menos uma vez por técnicos cheios de má fé e assistências técnicas aproveitadoras. Para que isto não aconteça com você, aprenda como diagnosticar alguns problemas básicos no computador e, quando for o caso, você mesmo pode arrumar. Senão, pelo menos saberá se algum técnico tentar enrolar você.

Acabou?! É claro que não. Novas tecnologias surgem a cada dia, tanto em softwares como em hardwares. Ainda assim, é de extrema importância saber como instalar as peças disponíveis atualmente. Quando os novos componentes estiverem no mercado, você já sabe como funciona, e não terá maiores dificuldades.
Caso você esteja montando um computador, ou precisou trocar o HD, não deixe de conferir o Kit Básico de programas essenciais para o seu computador. Agora é com você, usuários. Conto com a participação de cada um, comentando e divulgando este artigo. Afinal, o conhecimento só é completo quando passado adiante.